Pontos x Cartoletas
O site Cartolando FC vem aqui pra esclarecer uma dúvida que boa parte dos jogadores de Cartola FC tem: Qual a diferença entre a pontuação e a valorização?
Em primeiro lugar, é preciso entender que a valorização do jogador não é exatamente a pontuação que ele fez. Mas claro que, pra valorizar, o jogador depende dos pontos.
Um jogador, mesmo que tenha jogado bem e marcado gol, pode sim desvalorizar. Isso normalmente acontece com um jogador muito caro. Vamos a um exemplo:
O Nilmar, do Internacional, na primeira rodada do Brasileirão, fez uma boa partida contra o Corinthians e marcou um gol. Todos esperavam a valorização dele, mas acabou que saiu perdendo 0,86 cartoletas. Por quê?
Simples, o Nilmar pontuou bem, mas não o suficiente para que ele atingisse o preço que ele valia. Por isso desvalorizou.
O site Cartola FC faz essa média entre pontuação x valorização. Supondo que o Nilmar tenha feito 10 pontos, que corresponde poderia corresponder a 24,14 cartoletas, ele não atingiu o seu preço.
A tendência natural é que os jogadores que tenham desvalorizado na rodada anterior se valorizem. Pra quem precisa de cartoletas, aposte nesses jogadores. O oposto também acontece: Fábio, goleiro do Cruzeiro, teve a pontuação mais alta da primeira rodada e valorizou em torno de 10 cartoletas, mas na segunda rodada, como não superou os pontos da rodada anterior, desvalorizou.
Então não se esqueça: Quando você conferir a pontuação dos seus jogadores na seção Scouts, não ache que aquela será a valorização do seu jogador. E mesmo que seu jogador tenha saído com ponto negativos, tenha esperança: Ele pode valorizar!